Prefeito e Sanesul discutem ampliação da área de saneamento em Bodoquena

Na prática, a empresa e o chefe do Executivo local analisam projetos visando melhorias no sistema de abastecimento de água na cidade.
19/01/2022 10:53:58

O prefeito de Bodoquena, Kazu Horii, com diretores da Sanesul

O prefeito de Bodoquena,  Kazu Horii, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (19) com o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior, e com o Diretor Comercial e de Operações da empresa, Onofre Assis de Souza, com quem tratou do plano de expansão da área de saneamento do município.

Na prática, a empresa e o chefe do Executivo analisam projetos visando melhorias no sistema de abastecimento de água na cidade.

Apesar de universalizado em Mato Grosso do Sul, o setor de abastecimento de água é uma das prioridades de investimento da Sanesul.

A empresa tem atuado efetivamente em torno da execução de obras de perfuração de poços e outros investimentos necessários a manutenção do sistema nos 68 municípios nos quais mantém a concessão dos serviços.

Importante para o desenvolvimento socioeconômico, o saneamento básico está ligado à qualidade de vida das pessoas, por ter reflexo imediato nos indicadores de saúde.

Além do mais, uma cidade sem água tratada e rede de esgoto tem taxa de mortalidade infantil bem acima da média ponderável. A situação precária do saneamento também se reflete na longevidade da população.

A falta de água tratada e esgotamento sanitário reduz a expectativa de vida que, no Brasil, já é inferior à média da América Latina.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Localizada na região do Pantanal, Bodoquena conta com 90% da área de cobertura de esgotamento sanitário.

Em processo de licitação pública, a Sanesul planeja investir na execução de mais rede coletora de esgoto e 97 ligações domiciliares em loteamento.

Na atual gestão do Governo do Estado, foram investidos R$ 1,1 milhão em saneamento básico, incluindo abastecimento de água e esgoto na cidade pantaneira.