No dia 29, Sanesul e Governo autorizam obras de saneamento em Mundo Novo

Representantes também visitam as obras de melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto que está em construção
25/11/2021 10:28:38

O governador Reinaldo Azambuja e o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior, autorizam na próxima segunda-feira (29) o início de obras de infraestrutura de saneamento no município de Mundo Novo.

A cerimônia, às 9 horas, deve contar ainda com a participação do prefeito Valdomiro Sobrinho, do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Lourenço, demais vereadores, secretários municipais, outras autoridades públicas e populares.

Durante o ato de assinatura, será autorizada abertura de licitação pública para obra de perfuração de um poço tubular profundo (MUN-011), com previsão de vazão de 250 metros cúbicos por hora e profundidade de 1.100 metros.

O contrato da obra, no valor de R$ 3,5 milhões, é na modalidade B.O.T (Constrói, Opera e Transfere), para fornecimento de água tratada por um período de 15 anos. Ao final, toda a estrutura será transferida à Sanesul.

VISTORIA A OBRAS

Antes disso, às 8 horas, Reinaldo Azambuja, Walter Carneiro Júnior e o prefeito visitam várias obras de saneamento em andamento da cidade.

Eles vistoriam a implantação do sistema de esgotamento sanitário com a construção de uma ETE ( Estação de Tratamento de Esgoto) de 20 litros por segundo, uma elevatória (005), obras complementares e urbanização do local.

A obra do sistema de abastecimento de água de Mundo Novo inclui ainda 139 metros de emissário, 11.923 metros de rede coletora de esgoto (DN 100 a 400) e 503 ligações domiciliares de esgoto, investimentos que totalizam R$ 5,7 milhões, como parte do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), incluindo recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e contrapartida da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura/Sanesul).

De acordo com a concessionária, 21% dessas obras já foram executados.

Eles também visitam a obra de melhorias na ETE com implantação de lagoa de polimento, execução 60.271metros de rede coletora de esgoto, 2.461 ligações domiciliares de esgoto e construção de uma elevatória, com recursos do programa  Avançar Cidades (Caixa Econômica/Sanesul) no valor de R$ R$ 12.660.000,00.

Segundo a Sanesul, 12% dessas obras foram executados.