Nioaque completa 172 anos com investimentos no saneamento público

Hoje o município completa aniversário de fundação, e possui recurso garantido junto à Caixa Econômica para ampliação da rede e ligações do sistema de esgotamento sanitário
08/04/2021 11:01:31

Com recurso garantido, Nioaque receberá obras importantes do sistema de esgotamento sanitário. O município de Nioaque completa seu 172º aniversário de fundação em abril.

A Sanesul, responsável pela operação do saneamento na cidade, viabilizou com o Programa Avançar Cidades R$ 11,2 milhões de reais para a ampliação da rede de cobertura. O objetivo é universalizar o serviço no município.

O projeto do Governo do Estado e Sanesul é universalizar a coleta e tratamento do esgoto doméstico em MS, e Nioaque está inserido nesse processo.

“A população já tem parte de um sistema pronto, agora precisamos ampliar para os demais bairros. Pelo projeto do Avançar Cidades serão mais 900 residências que passarão a utilizar o tratamento da Sanesul, são famílias inteiras que terão acesso ao serviço. É saúde pública e qualidade de vida para os moradores”, comentou o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr.

Dados da obra - O recurso contratado junto à Caixa Econômica será utilizado na construção de 24,4 km de rede de esgoto e 905 novas ligações domiciliares. Além disso, e há previsão de construção de nova ETE- estação de tratamento de esgoto e mais 4 estações elevatórias para fechar o sistema.

“O maior investimento que vamos deixar para as gerações futuras de Nioaque é o saneamento básico. As obras de saneamento vão marcar a historia da cidade, mobilizando um grande volume de recursos públicos e posicionando Nioaque na lista das cidades que terão os serviços de água e tratamento de esgoto universalizados nesse país. Nós queremos ver todos os moradores utilizando a rede de esgoto, isso é desenvolvimento pra cidade e qualidade de vida direto na casa do morador”, disse o prefeito Valdir Couto de Souza Júnior.

Gestão e recursos - Na atual gestão do governador Reinaldo Azambuja, a Sanesul vem viabilizando recursos para o saneamento do município em cerca de R$ 12,6 milhões de reais. É cem por cento de recursos da própria empresa.

Sobre o Programa Avançar Cidades - Na primeira etapa do Programa Avançar Cidades, que ocorreu em 2018, 16 municípios de Mato Grosso do Sul foram contemplados com o montante de R$ 190 milhões. Em setembro de 2019, mais 16 cidades assinaram contratos do Programa, num total de R$ 119 milhões em investimentos. Agora, a Sanesul deverá anunciar o novo grupo com mais 14 cidades que receberão recursos para implantação ou ampliação do sistema de esgotamento sanitário, no total de R$ 136 milhões.

Saiba mais: