ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Investimentos garantem obras e antecipam mapeamento da universalização do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul

Com um acelerado ritmo de conclusão de importantes obras nas principais cidades do estado a universalização do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul cresce a cada dia e vem mudando o cenário ambiental e socioeconômico de vários municípios do MS.
Escrito por ACOM/SANESUL
27/08/2021 14:49:40    


Foto: Acom

Planejamento estratégico do governo do estado e Sanesul garantem investimentos para obras de esgotamento sanitário focando na universalização do serviço em MS

Com planejamento estratégico traçado pelo governo do estado e Sanesul, e uma visão futurista do governador Reinaldo Azambuja, com apoio da Assembleia Legislativa, a PPP (Parceria Público-Privada) com a empresa Ambiental MS Pantanal foi concluída em 2020 e ela terá a missão de finalizar o esgotamento sanitário nos 68 municípios onde a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul opera. 

Feita na modalidade de concessão administrativa, a PPP terá duração de 30 anos. Nesse período, R$ 3,8 bilhões de capital privado deverão ser investidos nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto. Porém, a ideia é universalizar o serviço em até 10 anos.

“Estamos concluindo várias obras já contratadas pelo Programa Avançar Cidades, recurso da própria empresa em convênio com a Caixa Econômica. Com estas obras e planejamento a Sanesul já conseguimos obter uma cobertura de esgotamento bem mais avançada em várias cidades, inclusive já está entregando muitas delas na Rota do Saneamento desde julho, e estamos dando ordem de serviço para municípios do terceiro e último grupo do avançar cidades para fechar esse ciclo de investimentos”, comenta o Diretor Presidente da Sanesul – Walter Carneiro Jr.

Dentro do que a lei 14.026/2020, estabeleceu como patamar de universalização da cobertura do serviço de esgotamento sanitário, podemos observar que as seguintes áreas urbanas dos municípios de Alcinópolis, Bonito, Jateí, Paranaíba, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Tacuru e Três Lagoas possuem os serviços de água e esgoto praticamente universalizados, antecipando o marco legal do ano de 2033 que a lei estabeleceu.

Com a conclusão das obras de responsabilidade da Sanesul com recursos próprios, FGTS- Avançar Cidades e PAC 2, previstos até o ano de 2025, também teremos universalizados os serviços de esgotamento sanitário em Amambai, Bodoquena, Brasilândia, Caracol, Chapadão do Sul, Dourados, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.

Das 79 cidades de MS a Sanesul atende 68, e vem cumprindo os planos de investimentos municipais estabelecidos para a ampliação dos sistemas. O volume de investimentos até aqui garantidos para o esgotamento sanitário, elevam para 55% de cobertura do grupo.

Leia mais em: https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-inicia-rota-do-saneamento-com-entrega-de-obras-em-todo-estado-de-ms-6186

 

Parceria

Uma das parcerias bem executadas é com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), um órgão executivo do Ministério da Saúde, que atua em municípios de até 50 mil habitantes, e desenvolve um papel importante em melhorias no saneamento básico das comunidades menores, responsável em garantir recursos que ajudaram a transformar os números do saneamento no nosso Estado.

Entre as obras de maior porte construídas com apoio da Funasa, em termos de projetos e execução, destacam-se as ampliações e construções das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs ) nos municípios de: Amambai, Anastácio, Angélica, Aral Moreira, Bataguassu, Coronel Sapucaia, Douradina, Figueirão, Itaporã, Jateí, Juti, Maracaju, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho, Rio Brilhante e Tacuru.  A construção da ETE em Maracaju, por exemplo, é a maior obra com participação da Funasa no Brasil de proporção a um município, uma referência.

Leia mais em: https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-e-funasa-garantem-recursos-para-construcao-das-etes-mundo-novo-e-rio-brilhante

Recursos próprios

O esgotamento deu um salto no Estado graças aos investimentos de recursos próprios, FGTS- Avançar Cidades e PAC 2, e Funasa.

Parceria com a Funasa também viabilizou a construção de estações de tratamento de esgoto em MS- ETE Maracaju foi uma delas

Só do Avançar Cidades foram viabilizados R$ 445 milhões de reais para obras de esgotamento sanitário para 46 municípios atendidos pela empresa.

São projetos que farão o Mato Grosso do Sul entrar para a história como o primeiro Estado do país a universalizar o sistema de esgotamento sanitário.

Para o secretário de Estado de Infraesturura Eduardo Riedel, pasta a qual a Sanesul é vinculada, “ao investir em saneamento, economiza-se em saúde, preserva-se o meio ambiente e aumenta a qualidade de vida das pessoas, melhorando com isso a educação infantil, além de dar boas perspectivas para gerações futuras”, disse ele em umas da entregas de obras feitas pela empresa  este ano.

 

Recorde de investimentos

A Sanesul bateu recorde de investimentos em obras de saneamento num período de dois anos, conforme atesta o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da concessionária, Helianey Paulo da Silva.

Dentre os investimentos incluem-se a ampliação do abastecimento de água tratada nos municípios com a perfuração de poços, aumento de reservação e novas ligações domiciliares, e também a implantação e aumento de cobertura do sistema de esgotamento sanitário com mais redes de coleta, ligações e a construção de ETES (Estação de Tratamento de Esgoto).

“A companhia conta hoje com 30 obras em fase de licitação, 45 sendo executadas e 71 já entregues nos últimos dois anos. Toda a programação está sendo minuciosamente acompanhada para garantir o cumprimento do cronograma das obras. A universalização em muitos municípios já é uma realidade. Nos próximos 10 anos, MS terá orgulho de ser o primeiro estado do Brasil a ter 100% de coleta e tratamento do esgoto sanitário, atingindo assim a universalização do setor que é o objetivo do governador Reinaldo Azambuja” comenta o Diretor de Engenharia e Meio Ambiente – Helianey Paulo da Silva.

Leia mais em: https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-bate-recorde-de-investimentos-em-dois-anos-em-mato-grosso-do-sul-6247


Foto: Acom

Sanesul inicia Rota do Saneamento, projeto de entrega de obras em todo Estado de MS



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.