Eduardo Rodrigues Araujo, colecionador de hidrômetros e apaixonado por hidrometria

Há quarenta e sete anos na Sanesul, o Hidrometrista mantém a paixão pela área que trabalha e continua alimentando a coleção de hidrômetros.
17/12/2021 11:15:46

Eduardo Rodrigues Araujo começou a trabalhar na área de saneamento e distribuição de água em 1974 e sempre se dedicou a hidrometria, que estuda os métodos e instrumentos para medição de grandezas físicas do ciclo da água. Desde então, são 47 anos de dedicação ao seu trabalho, de olho nas mudanças do mercado e relembrando o passado.

A paixão pela hidrometria é tanta que virou coleção, são mais de 20 hidrômetros expostos na Sanesul, sendo que Eduardo ainda tem mais peças que fez questão de guardar ao longo dos anos.

A coleção começou no ano de 1982, porém o hidrômetro mais antigo tem a data de fabricação de 1944. “Fui guardando quando ia às convenções ou quando tinha alguma mudança no sistema” conta Eduardo, que mantém a coleção atualizada.

Atualmente, Eduardo trabalha em Campo Grande na unidade do Complexo, faz a conferência e o monitoramento de qualidade dos hidrômetros e mantém a sua coleção perto. Em seu local de trabalho é possível ver a coleção exposta, que inspira a todos que passam pelo local.

Em 2021, a Sanesul ampliou o programa de renovação do parque de hidrômetros que está em curso desde os anos 2000.

A mudança foi para o hidrômetro que possui a relojoaria a 45°, o que facilita o trabalho do agente de aferir a contagem independente do local que esteja posicionado e abrange os 68 municípios que a empresa atende no Estado.

Antes, a conferencia do relógio podia ser difícil, pois tinha a possibilidade do hidrômetro com o painel reto estar posicionado de maneira errada na residência. Para o Eduardo, a atualização para a relojoaria a 45° foi mais um motivo para aumentar a coleção. Agora, mais uma atualização vai entrar para a história, a partir de janeiro de 2022 a redução de 3,13% na tarifa de água em 68 municípios de Mato Grosso do Sul, além disso, vai extinguir a tarifa mínima.

No Futuro, será possível visitar a coleção dos hidrômetros que Eduardo alimentou durante todos esses anos. Com a reforma e readequação da atual Casa do Pantanal aprovada, local onde serão as instalações do Espaço da Sanesul, os hidrômetros vão ser relocados para o museu que será aberto a visitação do público.

Assim, a coleção do Eduardo vai ser eternizada na história da Sanesul, do Mato Grosso do Sul e também da hidrometria.