Camapuã recebe obras de saneamento e novos investimentos da Sanesul

16/07/2021 17:28:13

Foto: Acom/Melissa Schmidt

Camapuã é mais uma cidade visitada esta semana por Walter Carneiro Jr. e diretores da Sanesul para entrega de obras

O diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) cumpriu agenda pública na cidade de Camapuã, nesta sexta-feira (16), onde inaugurou mais um poço ( o CAM -021) perfurado em um dos bairros da cidade, e autorizou a construção de uma nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) entre outras obras complementares do seu sistema.

O evento contou com a presença do prefeito Manoel Nery, vereadores, secretários municipais, diretores da Sanesul, outras autoridades locais e populares, seguindo as normas de distanciamento social, uso de máscaras de proteção e álcool em gel, por causa da pandemia.

Galeria de fotos

Esse é mais um dos compromissos da empresa em parceria com o governo do Estado dentro do projeto "Rota do Saneamento", que tem um cronograma de entrega de cerca de 60 obras nas cidades atendidas pela concessionária.

Camapuã é a quarta cidade da região Norte do Estado a ser visitada esta semana por Walter Carneiro Jr. e diretores da Sanesul, depois de Sonora, Coxim e Rio Verde.

Leia sobre a rota do saneamento aqui:  https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-inicia-rota-do-saneamento-com-entrega-de-obras-em-todo-estado-de-ms-6186

Entrega - Em Camapuã, a Sanesul inaugurou o poço que tem 152 metros de profundidade, perfurado na Vila Industrial, onde já existe uma estrutura da empresa, e que abastece o reservatório elevado REL-001, de onde sai a água tratada para as residências do bairro. Sua capacidade de produção é de 58m³/hora de água do Aquífero Guarani. Com recursos próprios da Sanesul, o investimento foi de R$ 322.211,44.

Autorização - Durante a solenidade, o diretor da estatal autorizou obras de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com capacidade de 30 L/S, o laboratório e duas estações elevatórias de esgoto bruto, além de outras obras complementares, como parte da terceira etapa do programa Avançar Cidades que contemplou Camapuã com cerca de R$ 9,2 milhões para ampliação do sistema de esgotamento sanitário.

O diretor-presidente da empresa reforçou, durante a cerimônia, o planejamento estratégico estabelecido pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, no sentido de atender os municípios na área de saneamento, visando cumprir a meta da universalização do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul.

Ele citou projetos desenvolvidos pela empresa na área de saneamento, comentou sobre a qualidade da água tratada e da meta da empresa e do governo de Mato Grosso do Sul em torno da universalização do esgotamento sanitário, o que coloca o estado como referência em âmbito nacional.

Walter Carneiro Jr. aproveitou a oportunidade para advertir a todos sobre a necessidade de se economizar água diante da crise hídrica do momento. "Temos feito uma campanha e pedido para a população de Mato Grosso do Sul que faça o uso consciente da água, economizar para não faltar. O momento em que vivemos é inesperado, essa seca não acontecia há décadas", alertou, acrescentando que a Sanesul está prepara e fazendo investimentos para fornecer um produto de qualidade.

O diretor elogiou o comprometimento da equipe da empresa e comentou sobre a importância das parcerias institucionais envolvendo o governo, parlamentares e prefeituras em torno de projetos fundamentais para o desenvolvimento do Estado.

"Ninguém faz nada sozinho. Quando a gente entrega soluções definitivas, vencidas todas essas barreiras, é porque existe um comprometimento de equipe. Isso é motivo de muita satisfação para nós, vir fazer entregas e anunciar o cumprimento de compromissos que nós fizemos junto com o governador, um homem municipalista, um visionário que estabeleceu uma forma de governo nosso estado que nunca se viu", enfatizou.

O prefeito Manoel Nery agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja pelos investimentos, a Sanesul pelas obras entregues, e fez questão de destacar a disposição do secretário de infraestrutura Eduardo Riedel em atender as demandas prioritárias de Camapuã.

"Não tem como fazer uma boa administração sozinho. Início de gestão é muito difícil, mas graças a Deus temos boas parcerias, um bom diálogo com todos os vereadores, visando atender a demanda de todos. Todas as vezes que estivemos no governo fomos atendidos", pontuou Nery.