ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

43 anos da Sanesul - Saneamento para todos

Escrito por ACOM/SANESUL
25/01/2022 09:16:07    


Sede da Sanesul em Campo Grande

A SANESUL (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) nasceu no dia 26 de Janeiro por meio do Decreto Estadual nº 071/1979, com assinatura do então governador do estado Harry Amorim Costa.

A empresa iniciou as suas operações atuando diretamente na captação, tratamento e distribuição de água tratada para 17 municípios e com apenas 52 mil ligações de água.

Atualmente, está presente em 68 cidades e 60 distritos, universalizou o fornecimento da água tratada em todas essas localidades, e agora está ampliando a sua cobertura de esgotamento sanitário até atingir 100% da população.

A Sanesul é uma empresa com autonomia administrativa e financeira e está vinculada ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, realizando ações e adotando uma gestão estratégica e sustentável para promover a saúde e a qualidade de vida para toda a população sul-mato-grossense.

Galeria de fotos antigas 

2021

Com o fornecimento de água universalizado, a Sanesul direcionou seus projetos para as obras do esgoto doméstico. Buscou investimentos em parcerias com o governo federal e reinvestiu os seus recursos em infraestrutura na execução de redes de coleta, elevatórias e estações de tratamento. De forma independente, encerrou 2021 com 55% de cobertura de esgotamento sanitário e já garantiu recursos para expansão em 2022.

A capacidade sustentável da Sanesul rendeu destaque nacional, sendo uma das empresas de saneamento que mais avançou no cumprimento das exigências no novo modelo do Marco Legal de Saneamento. Em dezembro de 2021, foi a primeira empresa do país a protocolar na ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), todos os documentos que comprovam a sua capacidade econômico-financeira em atendimento ao decreto 10.710, de 31 de maio de 2021.

A Sanesul chegou aos 43 anos com planejamento e superação de metas. Determinada em também atingir a universalização do esgotamento sanitário e garantir o cumprimento e manutenção das metas do marco regulatório, em 2020 firmou a contratação de PPP – Parceria Público Privada, que assegurou um investimento de mais R$ 3,8 bilhões, que deve beneficiar cerca de 1,7 milhão de pessoas.

O projeto da Parceria Público-Privada foi construído para viabilizar obras de coleta e tratamento de esgoto doméstico em até 10 anos. O pioneirismo do Estado com a PPP do esgotamento é destaque devido a sua modelagem que garantirá os investimentos necessários para a prestação do serviço, antecipando uma série de obrigações previstas no marco regulatório.

 

Universalização

Água tratada e rede de coleta e tratamento do esgoto doméstico para todos: Esse é o cenário ideal do saneamento que vem sendo construído pela Sanesul e o Governo do Estado nos últimos anos, com benefícios evidentes para a saúde pública, a educação e o desenvolvimento das cidades.

Com todos os recursos já aplicados somados aos recursos da PPP, Mato Grosso do Sul será o primeiro estado a universalizar o esgotamento sanitário, por meio de sua companhia pública, que atuará em parceria com setor privado - num modelo muito importante de qualidade de gestão.

 

A Missão

Promover a qualidade de vida para a população é o compromisso da Sanesul desde o seu nascimento. A sua missão é clara e compartilhada com seus funcionários. Seus projetos, o desempenho financeiro, a gestão estratégica, a capacidade de crescimento sustentável, as parcerias e o trabalho de uma grande equipe de profissionais fazem com que a Sanesul esteja entre as melhores empresas do país, motivo de orgulho e de dever cumprido para todos que trabalham na empresa.

 

43 anos – saneamento para toda a população de MS

A Sanesul está em uma nova fase da sua história, com novos desafios e planejando atuar além das suas fronteiras, expandindo os seus negócios na área de saneamento básico. Acredita que ter o saneamento universalizado é alcançar um patamar superior de dignidade, humanidade e comprometimento com o futuro e as novas gerações.

Respeito, segurança, valorização humana, sustentabilidade, qualidade e regularidade nos serviços prestados, são valores da Sanesul para garantir a qualidade de vida e o bem-estar da população hoje e sempre em nosso Mato Grosso do Sul.



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.