ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

19 de novembro - Dia Mundial do Saneamento para Todos

Água tratada e rede de coleta para tratamento do esgoto doméstico é missão da Sanesul
Escrito por ACOM/SANESUL
19/11/2021 07:38:02    


A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), vinculada ao Governo do Estado de MS, é referência nacional no cumprimento das metas de universalização do sistema de esgotamento sanitário, quesito fundamental exigido pelo Novo Marco Legal do Saneamento.

Com o fornecimento de água tratada já universalizada para a população das cidades atendidas pela empresa, a Sanesul direcionou seus esforços ao desenvolvimento do sistema de esgotamento sanitário, com o objetivo de universalizar mais este serviço.

Para isso, ampliou seus projetos e obras estratégicas nos 68 municípios atendidos investindo recursos próprios no sistema de esgotamento sanitário das cidades. Nos últimos dois anos, a empresa bateu recorde de investimentos e com ações estratégicas ampliou o sistema de esgotamento sanitário, elevando a cobertura do serviço para 55% da população atendida.

As áreas urbanas dos municípios de Alcinópolis, Bonito, Jateí, Paranaíba, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Tacuru e Três Lagoas possuem os serviços de água e esgoto conciderados universalizados, antecipando o marco legal do ano de 2033 que a lei estabeleceu. As demais cidades estão em processo com obras de ampliação do sistema de esgotamento.

Determinada em atingir a universalização do serviço e esgoto, a Sanesul também optou pela contratação de PPP – Parceria Público Privada, que assegurou mais um investimento de R$ 3,8 bilhões. Com um planejamento estratégico traçado pelo governo do estado e a Sanesul, um cronograma de obras e investimentos garantidos, o estado de MS poderá se tornar o primeiro a ter o esgotamento sanitário universalizado. O objetivo é atingir essa meta em até 10 anos.

Dia Mundial do Saneamento para Todos assinala-se anualmente em 19 de novembro (através da Resolução 67/291 realizada na Assembleia Geral das Nações Unidas em julho de 2013) em defesa dos direitos do indivíduo ao acesso ao saneamento básico ao redor do mundo.

Água tratada e rede de coleta e tratamento do esgoto doméstico para todos. Esse é o cenário ideal do saneamento que vem sendo construído pela Sanesul e o Governo do Estado nos últimos anos, com benefícios evidentes para a saúde pública, a educação e o desenvolvimento das cidades.

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, a empresa não opera em 11, incluindo a capital Campo Grande, assentamentos e a zona rural.

 

 



SEDE DA SANESUL



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.