Captação de água da Sanesul em Miranda
Em Miranda, os serviços de abastecimento de água tratada e a coleta e tratamento do esgoto são realizados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).
Nos últimos anos, o Governo do Estado, por meio da Sanesul, investiu fortemente na captação, tratamento e distribuição de água, universalizando o serviço para todos os moradores.
Galeria de fotos de Miranda
Miranda está localizada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Pantanal Sul-Mato-Grossense.
O Rio Miranda é o rio mais importante, é ele que abastece a cidade e é um dos maiores afluentes do rio Paraguai. Conhecido pela intensa atividade pesqueira, o rio Miranda nasce na serra de Maracajú possuindo 700 km de extensão.
A captação e a Estação de Tratamento de Água –ETA da Sanesul ficam próximas, com uma visão privilegiada do rio, pôr do sol e a natureza exuberantes.
A ETA Miranda, tem capacidade de tratar 180 mil litros de água por hora. O processo de tratamento demora de 3 a 4 horas e passa por etapas de captação, floculação, decantação, filtração e tratamento.
Leia mais sobre isso: http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/familias-em-miranda-sao-beneficiadas-com-nova-rede-de-agua
Vídeo Sistema de Abastecimento de Água em Miranda - Mato Grosso do Sul.
Universalização do esgotamento
Agora, a Sanesul concentra esforços na ampliação da cobertura do esgotamento sanitário, oferecendo serviço de coleta e tratamento que irá atender a atual e futura demanda da cidade.
O município de Miranda já tem garantidos os recursos para novas obras de esgotamento sanitário, provenientes do Programa Avançar Cidades, viabilizado pela Sanesul junto à Caixa.
O projeto da estatal é construir 24,8km de rede coletora de esgoto, 7 estações elevatórias e 1.200 ligações domiciliares de esgoto, entre outras obras complementares. Inclui também uma nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.
Leia mais: http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/miranda-vai-receber-r129-milhoes-em-obras-de-saneamento
Hoje, ao completar 242 anos, os moradores de um dos municípios mais antigos do Estado podem comemorar não só a história política, administrativa e cultural, mas também os avanços no acesso da população ao saneamento básico.
INVESTIMENTO EM SANEAMENTO
Considerando todas as obras concluídas, em execução e a executar, na atual gestão do Governo do Estado, a Sanesul investe R$ 14,9 milhões de recursos próprios no saneamento de Miranda.
História
Miranda é uma das cidades mais antigas do Estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com Corumbá e Ladário.
As suas principais atividades econômicas são a agropecuária, comércio, indústrias de cerâmica, turismo de pesca e ecoturismo. É a décima sexta cidade mais populosa do Mato Grosso do Sul.
Foi fundada em 1778 a partir da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, primeiro nome da cidade era Mondego.
No ano de 1835, a localidade passou a se chamar Nossa Senhora do Carmo de Miranda, foi transformada em vila com o nome de Miranda. Na cidade vale a pena conhecer as edificações históricas como a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.