ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul realiza serviço de setorização em Ponta Porã

As obras começaram na semana passada pelo Parque dos Ipês
Escrito por ACOM/SANESUL
03/04/2014 17:10:00    


A Sanesul realiza na cidade de Ponta Porã um projeto de setorização de duas regiões do município: do Norte e do Parque dos Ipês, com objetivo de promover melhorias significativas no sistema de abastecimento de água. A implantação desse plano permitirá a instalação de equipamentos para aumentar o controle operacional do sistema. As obras começaram na semana passada pelo Parque dos Ipês.

Serão implantados 27 setores de manutenção, conforme projeto realizado pela Gerência de Operação e Tecnologia (Geotec). De acordo com o supervisor da unidade, Dione Silva de Lima, os trabalhos serão feitos em 35 dias úteis e com 52 intervenções, entre instalação de registros e implantação de redes com diâmetro de 50 e 100 mm.

Para o gestor de operações de água da Geotec, Elthon Teixeira, depois de pronta a setorização, será possível conhecer o volume de água que é distribuído para cada região e comparar com o que foi consumido pelos clientes. “A partir dessa ação poderemos fazer a gestão real das perdas do sistema, ou seja, as áreas onde a perda é maior podem ser tratadas com mais atenção. Além disso, com esses dados podemos intervir no abastecimento de forma mais eficiente em casos de problemas operacionais, como nas ocorrências de vazamentos. Quando temos alterações no comportamento usual dos volumes distribuídos, é possível que haja vazamentos na região. A setorização permite esse acompanhamento diário”, explicou o gestor.

Conforme informações do gerente regional Ubirajara Marcheti, o serviço em execução é de fundamental importância para operação da rede de distribuição de água, considerando que os setores de manutenções proporcionarão a interrupção do abastecimento somente na área em que estará sofrendo intervenção. Situação que hoje é impossível, pois conforme a intensidade do vazamento é preciso fechar a saída do reservatório, deixando toda a região sem água.

O gerente ainda destacou que a configuração dos setores de manutenção possibilita a implantação dos Distritos de Medição e Controle (DMC), desta forma oferece também dados para análise e tomadas de decisões para o combate a perda de água.



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.