ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul realiza força tarefa para garantir abastecimento em Corumbá

O Estado de MS está enfrentando uma das maiores secas dos últimos anos e tem deixado autoridades em alerta sobre os problemas que a falta de chuva pode provocar.
Escrito por ACOM/SANESUL
24/09/2020 16:50:17    


O rio Paraguai está 3 metros abaixo do nível normal

O baixo nível do Rio Paraguai é uma dessas situações que exige monitoramento e medidas preventivas do Governo do Estado e da Empresa de Saneamento de MS, responsável pelo abastecimento de água das cidades de Corumbá e Ladário.  

Durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (24), na sede da Sanesul, o diretor presidente Walter Carneiro Jr, o Diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Helianey Paulo da Silva, e o titular da Semagro, Jaime Verruck, conversaram sobre as ações que estão sendo realizadas nos municípios, e definiram medidas estratégicas de prevenção para o abastecimento Corumbá e Ladário. 

“Estamos acompanhando de perto a medição da régua do nível da água do Rio Paraguai, principal fonte do nosso abastecimento na região. O abastecimento de água em Corumbá e Ladário acontece normalmente e estabelecemos duas ações pontuais para reforçar o bombeamento da água. Primeiro, a utilização de uma bomba flutuante que tem capacidade de sucção de 500 metros cúbicos de água por hora, um equipamento de vazão considerada, que vai retirar a água da superfície e jogar dentro do tubo de captação, o que já é suficiente para atender a demanda.

Walter Carneiro Jr. recebeu Jaime Verruck (SEMAGRO) para definir as estratégias para garantir o abastecimento em Corumbá

A outra, é utilizar bombas submersíveis e anfíbias. Juntas, elas podem produzir em torno de 1.600 metros cúbicos por hora. Estamos monitorando diariamente o abastecimento das duas cidades”, explicou o diretor-presidente da SANESUL, Walter Carneiro Jr.  

As medidas de prevenção foram elaboradas em conjunto com a SEMAGRO (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que a pedido do Governo do Estado montou uma sala de crise hídrica que está sendo coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento.  

“O Governo do Estado decretou emergência ambiental e nós montamos uma sala de crise hídrica coordenada pela Agencia Nacional de Águas e Saneamento na qual estamos monitorando esta situação”, ressaltou o secretário da SEMAGRO, Jaime Verruck.  

O diretor-presidente da Sanesul  destacou a ação do Governo do Estado para melhorar o abastecimento de água tratada na região do pantanal. 

“O governador Reinaldo Azambuja e sua equipe, junto com a Sanesul, estão trabalhando em uma única direção: garantir qualidade de vida e saúde para a população de Mato Grosso do Sul. Nos últimos anos buscamos recursos que garantem a universalização do sistema de abastecimento de água tratada em todas as cidades, inclusive em Corumbá e Ladário. Novos investimentos serão utilizados na captação, tratamento e distribuição da água retirada do Rio Paraguai, mantendo a qualidade na agua oferecida aos moradores”, explica o diretor presidente.


Os equipamentos que serão utilizados na "força tarefa" saíram de Campo Grande na manhã de quinta- feira (24/09/2020)



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.