O diretor comercial e de operações da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Leonardo Barbirato, se reuniu com o prefeito de Sidrolândia, Ari Basso, vereadores e secretários municipais para apresentar a conclusão da setorização e anunciar investimentos na cidade. Durante a reunião, realizada nesta quinta-feira (19) na Prefeitura Municipal da cidade, o diretor conversou sobre o projeto de setorização, reposição asfáltica, sistema de esgotamento sanitário e perfuração de novo poço no município.
A entrega do sistema de setorização, que dividiu a rede de abastecimento de água em 17 distritos, vai facilitar o serviço de manutenção e diminuir os impactos causados durante a execução dos serviços.
"Fomos apresentar ao prefeito e vereadores os benefícios do projeto de setorização, trabalho que levou nove meses para ser executado para que não seja necessário, a partir de agora, interromper o fornecimento da cidade inteira para resolver o problema de vazamento de uma única região. A cidade toda foi dividida em setores, e com isto, o abastecimento será restabelecido rapidamente após as manutenções", explicou o diretor da Sanesul.
De acordo com Barbirato, a setorização também permitiu controlar melhor a vazão de água dentro dos setores, facilitando a identificação de perdas e o controle dos vazamentos.
Além disso, foi apresentado ao prefeito e vereadores projeto pioneiro de reposição asfáltica em Sidrolândia. Será testada na cidade uma máquina de tapa-buraco importada do Canadá que faz a recuperação do asfalto danificado após reparos na rede de água. O equipamento está sendo locado pela Sanesul e Sidrolândia será a primeira cidade da região Centro-Oeste a receber máquina. "A máquina fotografa o buraco, dimensiona o tamanho e a quantidade de massa asfáltica necessária para fazer o reparo. Isto reduz desperdícios e garante agilidade no serviço", destacou o diretor.
Barbirato também afirmou durante a reunião que o sistema de esgotamento sanitário, que já está concluído mas ainda não está em operação, deve entrar em funcionamento em cerca de 20 dias. "Só estamos aguardando a licença de funcionamento para iniciarmos as operações".
Com relação à novos investimentos, Barbirato anunciou que em 2016 serão substituídos cerca de 6 quilômetros de rede de água feita com amianto e fibrocimento por encanamento com PVC, melhorando a eficiência do sistema.
Também está prevista a perfuração de um novo superpoço em Sidrolândia, com vazão de 250 mil litros de água por hora, dobrando a atual capacidade de produção do sistema que abastece a cidade. "Com este novo poço a demanda de abastecimento da cidade estará suprida por 10 anos, atendendo os novos loteamentos e empreendimentos que estão sendo instalados em Sidrolândia. Como terá uma profundidade entre 800 e 850 metros, o poço terá uma produção com a qualidade de água mineral", finalizou.
Da Sanesul, participaram da reunião a gerente regional de Sidrolândia, Daniela Nantes, o gerente de sistemas de abastecimento de água, José Roberto Cardoso Ferreira, o gestor de processos de distribuição de água, Elthon Teixeira e a assessora da Diretoria Comercial e de Operações, Edna Antonelli.