Foto: Acom
Equipe identificada comunica moradores de Bataguassu sobre a interligação da rede de esgoto
Em Bataguassu, uma equipe está percorrendo os bairros Jardim Santa Maria, Jardim Irmãos Solito, Jardim Real e o Centro da cidade, para notificar os moradores sobre a interligação da rede doméstica de esgoto na rede da Sanesul.
É que a empresa já finalizou as obras da rede do esgoto em várias ruas nessas localidades, agora os moradores já podem fazer a interligação da residência ou comércio para que a Sanesul colete o material.
“Começamos a avisar os moradores na segunda-feira, dia 25. São cerca de 1.062 ligações que já podem ser interligadas na rede da empresa. A Sanesul terminou a infraestrutura nas ruas e agora esses moradores podem ter o esgoto doméstico coletado para ser enviado para o tratamento”, comentou o Supervisor da Unidade de Bataguassu, Anderson Aparecido Santos.
Leia sobre http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-orienta-moradores-sobre-interligacao-de-esgoto
Para que o tratamento do esgoto doméstico aconteça corretamente, é preciso que sejam feitas todas as obras de infraestrutura com as tubulações que passam nas ruas e seguem até as estações de tratamento - ETEs, respeitando todas as etapas de um longo processo de saneamento. Com as instalações do sistema de esgotamento sanitário da rua prontas, os funcionários começam a notificar pessoalmente os moradores.
“Após a notificação, o morador tem 30 dias para fazer a interligação da casa na estrutura de coleta da rua. Após os 30 dias, o valor do serviço de esgotamento começa a ser cobrado na fatura, mesmo que a interligação não esteja cocluida. Por isso é importante que o responsável pela conta faça essa conexão, para que ele utilize o serviço de coleta que estará pagando”, explicou o Gerente Comercial da Sanesul Walmir Lino.
Para a segurança de todos, as equipes que fazem este trabalho sempre utilizam uniformes e crachás com a identificação do prestador de serviço e Sanesul.
“A importância do saneamento básico em ambientes urbanos é imprescindível para o bem-estar da população, pois a falta dele contribui no surgimento de doenças como hepatite, doenças de pele, diarreia e viroses. Saneamento é uma barreira no avanço de enfermidades, além disso, mantemos nossas cidades limpas e em perfeita harmonia com o meio ambiente. Bataguassu está recebendo obras que vão elevar a cobertura do serviço de tratamento do esgoto doméstico, em poucos anos poderá ser utilizado por toda a população”, comentou o gerente regional Adilson Bahia.
Investimento - Essas obras do sistema de esgoto em Bataguassu foram realizadas com recursos do PAC 2 viabilizados pela Funasa, e uma parte da própria empresa. São cerca de R$ 4,3 milhões, que inclui também a ampliação da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, obra ainda em execução.
Mais investimento em esgotamento – O município ainda terá mais obras para ampliar a cobertura. Recentemente Bataguassu foi contemplada com mais R$ 4,1 milhões provenientes do programa Avançar Cidades, viabilizados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) junto à Caixa Econômica Federal. O contrato desse recurso foi assinado em setembro de 2019 e aguarda licitação. Ele prevê a construção de mais 16.8km de nova rede coletora de esgoto e 1.498 ligações domiciliares em Bataguassu.