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Projeto social pós-obra ajuda moradores entenderem a importância do serviço de esgotamento sanitário para a saúde pública

Cursos e visitas domiciliares, são algumas das atividades desenvolvidas por uma equipe técnica com o objetivo de informar moradores sobre os benefícios da interligação da rede de esgoto
Escrito por ACOM/SANESUL
19/12/2024 17:00:47    


Visita nas comunidades para levar informação sobre a rede de esgoto

A Sanesul mantém um trabalho social importante nas comunidades dos municípios atendidos pelos serviços de saneamento. São cursos de geração de renda, palestras, blitz, visitas domiciliares, campanhas e outras atividades desenvolvidas, que são realizadas paralelamente à execução das obras de esgotamento sanitário.

Após o término da implantação ou ampliação do sistema de esgotamento em uma localidade, os moradores são autorizados a interligarem suas residências à nova rede. Ao mesmo tempo, uma equipe técnica inicia o trabalho social de intervenção pós-obra, etapa essencial para assegurar que os benefícios dessas melhorias realizadas sejam plenamente aproveitados pelos moradores.

O objetivo é mostrar para a comunidade como o sistema de esgoto oferece vantagens significativas para a saúde pública, a preservação ambiental e a qualidade de vida de todos.

Apesar das vantagens, alguns moradores ainda resistem a realizar a interligação, devido a custos ou desconhecimento. Por isso, campanhas educativas são ferramentas essenciais para garantir a adesão total, resultando em impactos sociais positivos na redução de desigualdades e melhorias na saúde e qualidade de vida.

Durante o ano de 2024, todo este trabalho técnico social gerou resultados otimistas.

Nos primeiros meses, após a implantação da obra, é comum que os moradores ainda não tenham realizado a interligação ao sistema. A falta de recursos para realizar a interligação é algo relatado por muitos moradores, que embora tenham tido conhecimento da importância da interligação por meio do trabalho social, aguardam melhores condições financeiras para realiza-la.

Já em alguns municípios, os resultados surpreendem. Em Japorã, por exemplo, 90% dos entrevistados receberam a visita domiciliar do técnico social contratado pela Sanesul. Todos os moradores entrevistados tinham conhecimento sobre a obra de esgotamento sanitário e consideravam a interligação no sistema como algo importante para qualidade e para o meio ambiente. Como resultado, mesmo sendo uma população de baixa renda, 83% das pessoas já haviam feito a interligação.

Resultados semelhantes foram encontrados nos municípios de Santa Rita do Pardo, onde pouco mais de 60% dos moradores já haviam se ligado à rede e, em Anaurilândia, 50% dos entrevistados já haviam feito a interligação. Nestes municípios observamos a compatibilidade entre os resultados encontrados e o trabalho social aplicado.

Por outro lado, nos municípios com baixa adesão ao sistema, ou seja, baixa taxa de interligação à rede coletora, os resultados demonstram a necessidade de novas ações visando fortalecer os elos de pertencimento comunitário e o sentimento de corresponsabilidade pela melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Como é o desenvolvimento das atividades na etapa Pós-obra:

O trabalho de Pós-obra na finalização do Projeto Social envolve uma série de ações necessárias para garantir a durabilidade, eficiência e sustentabilidade do sistema de esgotamento sanitário após a sua instalação.

Entre as ações previstas são realizadas visitas educativas, palestras ou rodas de conversa, reuniões, Blitz com distribuições de folders e brindes, além de plantões sociais de atendimento aos moradores da área beneficiada pela obra.

Estas ações proporcionam acompanhamento às famílias da área beneficiada com a obra, prestando esclarecimentos e estabelecendo um canal de diálogo entre a comunidade e a equipe técnica do projeto para discutir melhorias implementadas e resolver dúvidas.

Visitas Domiciliares de Reforço e Rodas de Conversa

As visitas domiciliares contemplam, preferencialmente, uma amostra de residências localizadas em locais que estejam apresentando indícios de mau uso da rede coletora como, por exemplo, o extravasamento de esgoto decorrente do despejo inadequado de resíduos sólidos na rede ou poços de visita, ausência de caixas de gordura nas casas e comércios, ligações irregulares de água pluvial, entre outros.

Durante as abordagens juntos aos moradores, o técnico social ressalta a relevância dos cuidados necessários com o novo sistema de esgotamento sanitário, em especial, as precauções para o não entupimento da tubulação.

Em algumas residências são identificadas situações como a ligação irregular de água da chuva, proveniente de calhas, na rede coletora esgoto, o que acontece geralmente pela falta de conhecimento do morador sobre os problemas que podem ser desencadeados.

Sabemos que o óleo de cozinha é o grande vilão para causar entupimento ao sistema de esgoto.

Entrega de certidicados da oficina de marketing digital

Durante as visitas e em algumas atividades do projeto, os moradores recebem o folder “Óleo e Água não se Misturam” que aborda as formas de descarte correto do resíduo.

Esses temas são abordados também durante as Rodas de Conversa, conduzidas de forma dinâmica e participativa, realizadas em espaços públicos como CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e Unidades de Saúde.

Campanhas de conscientização e Plantão Social

As campanhas são realizadas por meio de blitz educativas para divulgar a obra que foi realizada. Os passantes recebem um folder com informações sobre o sistema implantado e sua importância, além de brindes. Visando o atendimento direto da população, acolhimento de dúvidas e realizar encaminhamentos necessários conforme situações diagnosticadas, também são realizados os plantões de atendimento móvel na área em que a obra foi realizada. 

Capacitação para geração de trabalho e renda

Durante a primeira etapa do Trabalho Social que acontece ainda na fase de execução da obra, são ofertados à população de baixa renda, cursos de curta duração para aperfeiçoamento profissional, visando o incremento na renda familiar, oportunizando melhores condições para as famílias.

Na etapa de Pós-obra, por meio de pesquisas, foi constatado que cerca de 35% dos participantes destes cursos conseguiram colocar em prática as habilidades e conhecimentos adquiridos, obtendo renda extra para a família ou ingressando no mercado de trabalho. Com relação à qualidade, mais de 70% dos participantes consideram como excelentes os cursos realizados.

Este ano, a maior parte dos cursos realizados na primeira etapa nos diversos municípios foi na área de beleza ou culinária.

Na etapa de pós-obra foi ofertada uma oficina de marketing digital para que os participantes dos cursos anteriores pudessem aprender a divulgar seus produtos e serviços. A oficina também foi aberta a novos moradores interessados.




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